Assecom realiza 1ª edição do projeto “Diálogos com a Imprensa: O Ministério Público como fonte de informação”

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recebeu nesta segunda-feira (18/10), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, o Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet e a jornalista Cláudia Gaigher para a primeira edição do projeto “Diálogos com a Imprensa: O Ministério Público como fonte de informação”.

Idealizado pela Assessoria de Comunicação do MPMS, o “Diálogos com a Imprensa” surgiu da constatação de que um dos grandes desafios da imprensa é proporcionar com precisão o direito à informação. Aberto ao público, o evento contou com a presença de profissionais da imprensa e de estudantes de Jornalismo e Direito de instituições de ensino superior de Campo Grande, e foi transmitido ao vivo, via Youtube, tendo 140 visualizações.

A Promotora de Justiça e Supervisora da Assecom, Bianka Karina Barros da Costa, abriu o encontro, agradecendo a participação da imprensa e ressaltando o seu objetivo, que se revela como uma oportunidade para compartilhar valorosas experiências, melhores práticas, dificuldades e, acima de tudo, aproximar a imprensa do Ministério Público. Bianka Karina reforçou que é importante “que os jornalistas considerem Promotores e Procuradores de Justiça como uma das suas fontes de informação para descreverem ao público um ato, o mais próximo da verdade”.

O projeto, que possivelmente se desdobrará em outras edições, teve como pauta, nesta ocasião, o meio ambiente. Ambos os debatedores foram convidados por suas relevantes contribuições para a temática em nível nacional.

O Promotor de Justiça Luciano Furtado Loubet iniciou sua exposição apresentando um panorama do papel do Ministério Público Estadual na proteção do meio ambiente sob o ponto de vista dos aspectos legais, das noções de responsabilização ambiental e de possíveis fontes de consulta e projetos da Instituição. Luciano Loubet vê o interesse da imprensa pela pauta do meio ambiente de forma positiva e assevera que a postura dos jornalistas em buscar como fontes os membros do Ministério Público é um ganho para toda a

sociedade: “Essa comunicação melhorada entre o Ministério Público e a imprensa só nos leva a ter uma visão melhor de tudo isso. Não só o Ministério Público comunicando o seu trabalho, como a imprensa levando isso para a população para entender esse problema e, ao mesmo tempo, o Ministério Público e outros órgãos públicos sendo cobrados pela imprensa do que tem sido feito para a melhoria dessa atuação”.

A jornalista Cláudia Gaigher tratou sobre os desafios e as técnicas para trabalhar a pauta do meio ambiente e a importância do diálogo com as fontes para levar uma informação correta e objetiva, de forma a fomentar reflexões e debates com a sociedade, reforçando a responsabilidade social do jornalista. Gaigher reconhece a relevância de ter uma conversa próxima aos órgãos públicos, como fontes oficiais de suas produções jornalísticas, e compreende a profissão como uma prestação de serviço à sociedade.

Quem também participou do encontro presencialmente foi a estudante do segundo semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco Isabela Duarte, que descobriu novas possiblidades para a sua futura atuação profissional: “Sempre falam na faculdade que a gente pode pedir informações para fontes oficiais, mas a gente nunca imagina que é tão acessível. Achei que fosse uma coisa bem distante e, quando cheguei aqui, me surpreendi”.

Sobre os convidados

Luciano Furtado Loubet é Promotor de Justiça no Estado de Mato Grosso do Sul, onde exerce atribuições de assessoramento no Núcleo Ambiental. Na seara do Direito Ambiental, ele já palestrou em mais de 10 países. É mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Alicante e autor do livro “Licenciamento Ambiental – A Obrigatoriedade da Adoção das Melhores Técnicas Disponíveis (MTD)”, pela Editora Del Rey, além de ter outros três livros publicados como coautor e artigos em revistas especializadas em Direito Ambiental. É fundador e atual Secretário Executivo da Rede Latino-Americana de Ministério Público Ambiental (www.redempa.org), presente em 19 países, e Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (www.abrampa.org.br).

Cláudia Gaigher é jornalista graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo e repórter da TV Morena, afiliada da TV Globo em Mato Grosso do Sul, desde 1998. Gaigher começou sua carreira como repórter na TV Cachoeiro e, posteriormente, trabalhou na TV Gazeta, ambas afiliadas da TV Globo. Ao longo dos seus 23 anos de carreira, fez diversas coberturas sobre as questões ambientais em rede nacional, divulgando as riquezas do Pantanal, Bonito, Serra da Bodoquena e do Cerrado, e denunciando ações de ameaça aos biomas da região. Foi premiada duas vezes com o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, sendo também vencedora do Prêmio Ethos de Jornalismo e finalista por três vezes do Prêmio Embratel.

Texto: Cris Alves, estagiária de pós-graduação, sob a supervisão de Waléria Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *